Que tal fazer uma bolsa apenas com costuras retas e meio metro de tecido? Vem cá que eu te ensino!
MATERIAIS:
- No tecido Tricoline 100% Algodão Panólatras: um retângulo de 1,42m largura x 50cm altura (bolsa), um retângulo de 15cm largura x 10cm altura (acabamento alça).
- Linha para costura.
FERRAMENTAS:
- Fita Métrica
- Tesoura de Arremate
- Alfinetes
- Tesoura de Tecido
- Esquadro Mundial Réguas
- Hashi ou Agulha de Tricô
- Caneta ou Giz de Alfaiate para Tecido Apagável
- Máquina de costura (com sapatilha comum e bobina apropriada)
Depois de pronta, a bolsa origami fica com as medidas: 40cm de comprimento, 20cm de profundidade e 60cm de altura.
NO FINAL DESSE POST TE ENSINO A FAZER UMA BOLSA NA MEDIDA QUE VOCÊ QUISER, CONFIRA!
PASSO A PASSO:
- Marque 2cm da borda do tecido para dentro, e a cada dois palmos, siga fazendo essa marcação ao redor do tecido. Usando um esquadro, ligue esses pontos, sempre no avesso da estampa.
- Comece fazendo as barras nas laterais maiores. Dobre a extremidade do tecido em contato com a linha riscada e passe o ferro em cima da parte dobrada do tecido. Quando ele estiver marcado pelo ferro, dobre novamente em cima dessa mesma marca e passe o ferro. Alfinete quando necessário.
- Depois disso, costure na beirada interna dessa barra para prender a barra na peça.
- Repita o mesmo processo nas laterais menores, sobrepondo um pouco nas quinas.
- Coloque o seu tecido na mesa com a estampa virada para você. Do seu lado esquerdo, pegue a ponta de baixo e jogue para cima, alinhando bem do outro lado. Do seu lado direito, pegue a ponta de cima e jogue para baixo, alinhando bem do outro lado.
- Vendo um quadrado no meio do seu tecido dobrado, imagine uma linha na diagonal, da esquerda (embaixo) para a direita (em cima). Pegue esse triângulo da direita e dobre para cima, como se fosse dobrando o quadrado na diagonal imaginária.
- Virando o tecido, ele deve ficar assim:
- Nas junções, junte as partes de cima (do encontro até o canto de baixo) e alfinete. Depois vire a peça de cabeça para baixo, segurando com muito cuidado para não desdobrar. Feito isso, alfinete do mesmo jeito o outro lado da peça, prestando atenção que as camadas devem estar separadas.
- Costure logo depois da barra, não encostando nela. Em seguida, faça uma costura reta em cada um dos lados alfinetados.
- Pegue o seu hashi, colocando por dentro da bolsa bem na pontinha da costura e afaste, formando um triângulo com a dobra.
- Da ponta da costura para baixo, ele deve ter 10cm e, fazendo uma reta perpendicular, marque 20cm (sempre da costura usada para unir, não da barra). Alfinete e costure em cima da marcação dos 20cm.
- Desvire a bolsa e empurre os cantos com o hashi. Sua bolsa está pronta! Já pode amarrar as pontinhas em um laço e usar.
- Se quiser fazer um acabamento na junção das alças, use sua tira de 10cm x 15cm e, do avesso, marque 2cm nas laterais menores e dobre encostando a extremidade na marcação, passando uma costura. Junte estampa com estampa pelas extremidades maiores e passe uma costura de um pé de máquina. Desvire esse tubo com o hashi e encaixe uma das alças dentro do tubo, também com o hashi. Sobreponha uma alça à outra por 3cm e junte-as, costurando um quadrado. Puxe o tubo acima dessa costura e pronto!
Costurar é um superpoder! Fez uma bolsa de origami linda? Use a hashtag #acostureirinha no Instagram, eu adoro ver as criações de vocês!
DICA: Para fazer uma peça maior ou menor, cortar o retângulo na proporção de 1 para 3, ou seja, o tamanho do comprimento do retângulo equivalerá a 3x o tamanho da altura. Após chegar nesta medida, acrescentar 4cm na altura e 4cm na largura para as margens de costura (considerando uma barra com 1cm depois de costurada como fiz no vídeo)!