Tire as roupas do armário e traga para as paredes! É hora de repaginar os cabides da casa com um toque costureiro. Um tecidinho fofo de algodão e um esmalte lindo podem transformar qualquer cabide sem graça em item de decoração!
Materiais:
- 1 cabide plástico (pode ser transparente ou colorido)
- Régua com marcação de 45 graus ou esquadro
- Lápis 6B ou giz de alfaiate
- Pistola de cola quente
- Tecido de algodão sem elasticidade*(os mais baratos são os melhores para este projeto: chita, popeline, algodãozinho, etc)
- Esmalte em cor que combine com o tecido
- Tesoura para tecido
- Aviamentos fofos: botões, grelô (fita pompom), lacinhos e o que mais você quiser
Como fazer as tirinhas:
- Passe o tecido e dobre-o ao meio, no sentido da ourela (urdume)
- Usando a ourela como base, faça a marcação do viés (ângulo de 45 graus) com um lápis. A partir dela, vá marcando mais e mais riscos paralelos a uma distância de 2cm. Esta será a largura das suas tirinhas. Experimentei fazer mais grossas e finas, este tamanho foi o que deu o melhor acabamento na minha opinião
- Antes de cortar, já coloque a pistola de cola quente na tomada 😉 Corte várias tirinhas! Para meu cabide utilizei aproximadamente 6 tiras de 50cm
Como forrar os cabides:
- Comece pelo gancho: apenas um pinguinho de cola quente na pontinha. Com ela, fixe bem a ponta da sua primeira tira, que deve ficar escondida para dar melhor acabamento.
- Coloque mais uma gotinha para reforçar a ponta e vá enrolando sua tira por toda a extensão do gancho. Quando chegar ao final, arremate com duas voltas em torno das hastes do cabide e fixe com mais uma gota de cola.
- Escolha uma cor de esmalte bem bacana para pintar os ganchinhos menores e combinar com seu tecido. No meu cabide (e nas mãos!) utilizei a cor Melancia, da Colorama. Passei 2 camadas de cada lado dos ganchinhos menores. Se quiser, pode pular esta etapa arrancando os ganchos com um alicate 😉
Depois de forrar o gancho, espere o esmalte secar e vá enrolando o resto. Não é legal usar muita cola pois ela forma bolinhas no cabide. Se a tira estiver no viés e você for prendendo com firmeza, a cola só será necessária quando for fixar uma tira que acabou e outra que começou. Passe a próxima sempre por cima da anterior, para dar capricho à peça.
Além de bonito, o tecido ajuda a segurar a roupa no cabide, fazendo a vez de antiderrapante.
Não quer usar um tecido novo? Aproveite roupas usadas, tecidos de projetos de costura inacabados e retalhos! A imaginação deve correr solta para criar uma peça com a sua cara!
Se quiser incrementar mais ainda o visual, acrescente um grelô na base, cobrindo com mais uma tira de tecido. Um lacinho arrematado por um botão também fica fofo!
Gostou? Então vamos dar cara nova aos cabides! Faça em casa e me mostre a sua versão!
Projeto e execução: A Costureirinha | Fotos: Raquel Luzia
Amei essa pagina …
Obrigada, Aline! 🙂
Ai que fofo, gente. Mas dá um trabalhinho legal! 🙂
Adorei e vou fazer.
bjjk
Amei!
Queria fazer pra vender.
Será que daria certo?
Claro, Ana! Depois mostra pra gente como ficou, bjos!
Olá!!
Adorei o site de vcs. E descobri por acaso, navegando na net a procura de pompom greló!!
Adoro costurinhas. Venho de uma familia de mulheres que sempre costuraram para uso pessoal. Eu e minha irmã gêmea usamos muitos vestidinhos feitos pela minha mãe, até uns onze anos de idade.
Já fiz várias coisinhas artesanais, como porta calcinha bem “frufruzado”, porta absorvente, etcs. Comecei fazendo pois meu marido é representante têxtil e tenho kgs de retalhos de tecido variados em casa. Aí fui fazendo para presentear e depois comecei a vender, mas não foi em frente pq artesanato é pouquíssimo valorizado aqui na minha cidade.Pena!!!
Mas, voltei a fazer algumas coisinhas para a minha casa e os cabides fizeram meus olhinhos brilharrrrrr!!! *—-*
Vou fazê-los!!!
Beijos e parabéns pelas lindezas da página!
Faça tudo que te der vontade, Aline! 🙂 Beijos!
Olá! Amei a ideia, mas como não sou acostumada com costura não entendi os cortes das tiras, e como faço pra não ficar desfiando o fio?! Tb fiquei com dúvidas se é para ir enrolando ao longo de todo cabide ou é colado demostra forma! Adoraria se puder me ajudar, estou querendo fazer para minha baby que está a caminho! Obrigada! Bjs
Olá Andressa, você deve cortar as tiras na diagonal. Elas vão desfiar, mas conforme você vai forrando o cabide, vai cobrindo os desfiados! É pra ir enrolando e colando ao longo de todo o cabide! Vai ficar lindo o quarto da sua baby! Beijos, Elisa
Obrigada!! Vou tentar Eheheheh amei demais!!