Em meu último e-mail, além de anunciar primeiro os novos cursos com inscrições abertas – simmm quem assina recebe as novidades antes de todo mundo. Inscreva-se aqui, é de graça -, comentei também da minha vontade de escrever mais. Sei que a maioria das pessoas gostam de passo a passos (eu amo!), mas nem sempre podemos costurar, a cabeça fica a mil com ideias e acho que seria interessante a gente evoluir o nosso relacionamento (risos) pra um papo mais sincero e descontraído… o que acham?

Pois bem, vou retomar a coluna Papo Costureiro aqui no Blog, pelo menos uma vez por semana. Espero que gostem!

O Livro de Costura das Garotas

Semanas atrás comprei um livro de costura exclusivamente pela capa e totalmente por impulso (quem nunca?) na Livraria Cultura. Ele veio meio que lacrado com um plástico grosso e eu estava tão apaixonada que nem me ocorreu pegar o celular e dar uma pesquisada sobre. Então foi assim, depois de muita ansidade, que cheguei no ateliê e pude abrir, folhear e ME ENTREGAR POR INTEIRO. Essa belezura se chama O Livro de Costura das Garotas, da Jane Bull.

O Livro de Costura das Garotas

Gente, quanta lindeza junta! Mesmo que não vá fazer nenhum dos projetos – eu particularmente quero fazer a bolsa acima assim que tiver um tempinho -, só de olhar as ideias começam a se desenvolver, o coração palpita e A MÃO DE COSTURAR COMEÇA A TREMER!

Eu simplesmente não consigo tirá-lo do meu lado, mesmo fazendo outras coisas ele tá lá, com alguma de suas páginas lindas abertas, olhando pra mim e me inspirando. Apenas Raça Negra pode traduzir o meu sentimento com relação a este livro neste momento (clica no play acma⇡)!

O Livro de Costura das Garotas

O livro é recheado de projetinhos fáceis e muito fofos tanto de costura quanto de bordado livre, apliques, ponto cruz, tapeçaria, tricô e crochê, além de ensinar os pontos básicos à mão. Super didático e recheado de fotos lindas para crianças de todas as idades! Cada ideia pode virar uma lembrança de casamento, um presente, um mimo pra decorar a casa, personalizar as roupas… Dá pra adaptar tudo!

O Livro de Costura das Garotas

A única coisa ruim que achei deste livro foi justamente a tradução da capa! Puxa vida, o título é voltado exclusivamente para garotas! Isso me incomodou BASTANTE, pois costurar é para todos, independente de sexo e gênero. Todos os projetos do livro, se adaptados com outras estampas e cores, ficam bacanas também. Além do quê, QUAL O PROBLEMA de um garoto querer fazer artesanato de cupcakes ou passarinhos fofos? Achei um desserviço esta tradução e fica aqui registrado meu incômodo.

Stitch by Stitch by Jane Bull

O Livro de Costura das Garotas
Em inglês, o título é algo como “Ponto a ponto: um guia de costura à mão para iniciantes”

Afinal de contas, a costura estimula o desenvolvimento da coordenação motora, a criatividade e é uma habilidade super legal de se ter para a vida, independente de ser garoto ou garota. As nossas crianças já são massacradas por toda a mídia e a sociedade que insiste em impor estes padrões “menina é rosa, menino é azul”. Puxa, no único momento em que ELA TEM NAS MÃOS A ESCOLHA DE FAZER O QUE QUISER, não cabe a nós nem a nenhum autor/tradutor influenciar se ela pode ou não usar determinada cor ou temática em suas criações. Se você duvida que a costura pode trazer ótimos benefícios para as crianças (é claaaaro que na supervisão de um adulto, por conta das agulhas, tesouras e objetos pequenos), dá uma olhada nessa matéria superlegal na Uol.

Independente da triste tradução da capa, o livro é uma coisinha maravilhosa e um belo investimento pra sua biblioteca costureira. Se você curtiu, te convido a conhecer melhor os outros títulos da autora Jane Bull, traduzidos pra português pela PubliFolha: Foi feito por mim e Bonecos feitos por mim. Tem um vídeo bem bacana dela falando mais sobre seu trabalho, sua inspiração e muito mais no YouTube, dá uma olhada. Abaixo tem um vídeo dela ensinando você a fazer bonecos a partir de desenhos das crianças, achei muito legal! Mesmo em inglês, dá pra entender superbem 😉

Bem, este foi mais um Papo Costureiro, espero que tenha curtido!
Sugira outros livros, filmes e temas que você gostaria de ver por aqui nos comentários!
Um beijo,
Elisa