Antônio Nóbrega Ocupação

Durante uma feliz visita ao Itaú Cultural mês passado, conheci o universo do artista Antônio Nóbrega. Ele é daquelas pessoas iluminadas, cuja palavra “criatividade” não basta para descrever o seu talento.

No início de sua carreira ele tocava violino na Orquestra de Câmara da Paraíba e na Orquestra Sinfônica do Recife quando ninguém menos que Ariano Suassuna o convidou para integrar o Quinteto Armorial – importante grupo da década de 70 que trouxe a música popular brasileira para os palcos eruditos da música de câmara. De violinista, passou a compôr, dançar, cantar e brincar bastante. Agora, o que me chamou mais atenção na exposição foi outra coisa (aperta o play pra entrar no clima):

Lunário perpétuo by Antonio Nobrega on Grooveshark

Antonio Nobrega Figurino

Que figurino maravilhoso! Super artesanal e criativo, com elementos inusitados e bem brasileiros por toda parte. No imaginário de Antônio Nóbrega, dedais de costura viram botões e corda de ráfia detalhes de um paletó de cangaceiro.

Tá tudo liberado! Gravatas coloridas e chitas viram panôs e diversos pequenos objetos do cotidiano costurados em conjunto se transformam em estampas, texturas e padronagens únicas e muito populares.

Antônio Nóbrega e suas criações bem brasileiras

Meu “paletó-poema” (acabei apelidando assim) foi o do presidente, repleto de retratos 3×4 de ex-presidentes da república e de “presidentes” de outras áreas, como Pelé, por exemplo!

Olha só que textura legal ele criou na gola do paletó abaixo, apenas com botões e linha de cor contrastante… ficou lindo! Outro elemento que ele usa muito é o bordado livre e desconexo, que repetido várias vezes vai ganhando forma e volume.

antonionobrega03

Gostou? Eu me apaixonei e fiquei com muita vontade de assistir a um de seus espetáculos! A Ocupação Antônio Nóbrega do Itaú Cultural já acabou, mas dá pra ver mais informações e fotos no site oficial, aqui. Saiba mais sobre Antonio Nóbrega na Enciclopédia Itaú Cultural de Teatro Brasileira.