A Costureirinha nécessaire profissa com zíper com ponteiras e fundo box tipo caixinha de leite passo a passo em vídeo tutorial youtube costura criativaO que você acha de costurar uma nécessaire super “profissa”, forrada, estruturada, com zíper de ponteiras, acabamento impecável e que fica “de pé” na mesa graças ao fundo caixinha de leite? Eu acho maravilhoso! Você também? Então confira o passo a passo e de quebra aprenda a fazer uma nécessaire do seu jeito, nas medidas que você quiser. Vamos lá?!

MATERIAIS & FERRAMENTAS:

Depois de pronta, a nécessaire fica com as medidas: 6cm de base, 23cm de comprimento em cima, 18cm de comprimento embaixo e 16cm de altura.

NO FINAL DESSE POST TE ENSINO A FAZER UMA NÉCESSAIRE NA MEDIDA QUE VOCÊ QUISER, CONFIRA!

PASSO A PASSO:

  1. Cortar e separar: do tecido tricoline, 2 quadrados com 6cm de lado e 2 retângulos com 26cm de largura e 22cm de altura; Do algodão cru, 2 retângulos com 26cm de largura e 22cm de altura; Do nylon dublado, 2 retângulos com 26cm de largura e 22cm de altura; Da entretela termocolante, 2 quadrados de 6cm de lado; E 25cm de zíper.
  2. Alinhe o avesso do tecido tricoline com o lado espumado do nylon dublado, alfinetando e unindo com o chuleado (comprimento de ponto #3 e o ponto zigue-zague médio).
  3. Alinhe o lado da entretela brilhante (com cola) com o avesso do tecido tricoline e passe ferro para grudar um tecido no outro. Dobre esse quadrado na metade, avesso com avesso, marcando a dobra com o ferro. Abra e dobre encostando a extremidade do quadrado na marcação dos dois lados. Com essas dobras feitas, dobre novamente na metade e repita com o outro quadrado.
  4. Pegue o seu zíper e vire no lado oposto ao cursor. Com o seu esquadro, corte o metal no final do seu zíper, e na ponta cortada, encaixe essa ponteira feita com o quadrado de tecido, alfinete e costure. Do final dessa ponteira, meça 22cm e marque. Puxe o seu cursor para antes da marcação e corte. Assim, repita o processo de encaixar a ponteira, alfinetar e costurar. Ajuste cortando as extremidades das ponteiras caso necessário.
  5. Dobre seu zíper no meio e no seu avesso, faça uma marcação na metade. Faça o mesmo com o seu tecido externo (tricoline unido com nylon dublado) na sua lateral maior. Encoste a marcação central do zíper com a marcação no tecido (lado do cursor virado para a estampa), alfinetando. Pegue o tecido de forro (algodão cru) e alinhe com o tecido, por cima do zíper, alfinetando.
  6. Com o pé de zíper do lado esquerdo da máquina, costure a borda do zíper a partir do lado do cursor (lembrando de deixar alguns dedos do zíper aberto). Desvire o tecido de forro e o zíper e repita os mesmos passos do outro lado: encoste a estampa com estampa, com o lado de cima do zíper virado para a estampa. Vire e encoste forro com forro, juntando o forro que não está costurado na ponta do zíper. Alfinete e costure da mesma maneira, iniciando dessa vez pelo lado oposto ao cursor do zíper.
  7. Separe bem as duas camadas de forro e tecido externo, com o zíper ao meio, e alfinete o forro na ponta oposta ao zíper para ele não sair do lugar. Troque a sapatilha da máquina e costure rente ao zíper, no lado estampado, para prender as camadas de tecido.
  8. Abra o zíper, deixando 4 dedos fechado, e junte os tecidos estampa com estampa, e, do outro lado os tecidos de forro. Lembre de alinhar bem na parte aonde os tecidos se encontram junto ao zíper e alfinete. Do lado do forro deixe um palmo bem ao centro sem costurar, para poder desvirar a peça ao final. Assim, passe uma costura de 1cm ao redor da peça inteira (exceto esse palmo).
  9. Por esse espaço livre, passe um hashi separando as camadas do forro, e junte a costura do canto costurado ao lado do espaço livre, formando um triângulo alinhando as duas costuras. Da ponta da costura para dentro da peça, deve ter 3cm. Dessa marcação, também deve ter 3cm para a esquerda e para a direita. Alfinete, repita nos quatro cantos e costure em cima dessa linha. Dessa nova costura, deixe um dedo e corte o excesso.
  10. Desvire pelo forro e depois pelo zíper, costure o buraco que faltou no forro e pronto!
DICA: Para fazer a peça do tamanho que você desejar!molde necessaire a costureirinha elisa dantas passo a passo

O tamanho das ponteiras pode permanecer o mesmo para qualquer tamanho de nécessaire, e o tamanho do zíper deve ser sempre cortado para o tamanho do comprimento da nécessaire (já somadas as costuras e a caixinha de leite), e subtrair 4cm.

 Costurar é um superpoder! Fez uma nécessaire linda? Use a hashtag #acostureirinha no Instagram, eu adoro ver as criações de vocês!

Cadastre seu e-mail gratuitamente para receber dicas de costura por e-mail! 💌👇