bolsa-toalha a costureirinha passo a passo blog

Bolsa que vira toalha? Toalha que vira bolsa? Você decide! Vou te ensinar a fazer uma peça super versátil, prática e que ajuda muito na praia ou na piscina! Dê um novo uso para suas toalhas velhas com quase nada de tecido e uma costura super rápida – em menos de uma hora dá pra fazer essa peça. Duvida? Te mostro, ó:

MATERIAIS:

  • Cerca de 0,5m de Tecido para a parte externa (recomendo duas estampas diferentes): Acquablock ou Gorgurão
  • Cerca de 0,5m de Tecido para o forro interno (não vai aparecer): algodão cru – pré-lavar antes de cortar para que não encolha depois
  • Uma toalha de banho comum ou de praia – conhecida também como “banhão”
  • Cerca de 1,40m de Cadarço chato de algodão (recomendo na largura de 3cm)
  • Linha para costurar na mesma cor da toalha

FERRAMENTAS:

  • Régua transparente quadriculada para Patchwork Mundial Réguas
  • Tesoura de tecido
  • Tesourinha de arremate
  • Caneta ou giz de alfaiate apagável
  • Fita métrica
  • Alfinetes

CORTAR & SEPARAR:

  • Cortar no tecido externo principal (2x) 26cm larga. X 30cm alt.
  • Tecido externo para o bolso (1x) 26cm larg. X 30cm alt.
  • Algodão cru para o forro interno (1x) 26cm larg. X 60cm alt.
  • Cadarço chato (2x) 70cm comp. X 3cm larg.
  • 1 Toalha de banho tamanho comum (estou usando uma com 70cm larg. X 1,40m alt.), mas pode ser até tamanho de praia (também conhecida como tipo “banhão”)
NO FINAL DESSE POST TE ENSINO A FAZER UMA ALÇA DO PRÓPRIO TECIDO – PRA VOCÊ PERSONALIZAR AINDA MAIS A SUA PEÇA E DEIXÁ-LA COM A SUA CARA, CONFIRA!

PASSO A PASSO:

  1. Na parte superior do bolso externo, dobrar para o avesso cerca de 2cm, passar. Dobrar novamente mais 2cm, passar, alfinetar e costurar com pontos rentes para fazer a barra.
  2. Posicionar o bolso em cima de uma das partes principais e traçar uma linha central dividindo na vertical. Alfinetar e costurar sobre essa linha
  3. Posicionar a outra parte externa sobre o bolso e costurar pela parte inferior (oposta à barra) na medida de um pé de máquina. Abrir as costuras com o ferro.
  4. Do centro da parte superior, marcar 4,5cm para cada lado (totalizando 9cm). Posicionar uma das alças formando a letra “u” e alfinetar, cuidando para que não fique torcida. Fazer o mesmo do outro lado com a outra alça.passo a passo a costureirinha bolsa toalha youtube blog passos 1 ao 4
  5. Posicionar o tecido de forro (estou usando algodão cru, já pré-lavado para que não encolha depois) direito com direito como toda a bolsa que foi costurada. Alinhar todas as laterais e alfinetar. Costurar em toda a volta com um pé de máquina mas deixar uma abertura de mais ou menos um palmo na lateral do lado onde não tem bolso. Dica: costurar com o tecido de forro (mais fino) virado para baixo, em contato com os “dentinhos” da máquina para que o tecido não encolha. Ao passar sobre as alças, reforçar a costura com retrocessos.
  6. Cortar os 4 cantos da peça tirando o excesso e desvirar a peça. Ajeitar com o “hashi” ou algo pontiagudo e jogar as margens de costura para dentro e alfinetar. Passar para melhor acabamento. Posicionar a bolsa com o forro virado em contato com a toalha centralizado, a 2,5cm de distância da extremidade e alfinetar por toda a volta.
  7. Costurar em quase toda a volta da bolsa, prendendo-a na toalha com pespontos bem rentes. Dessa forma, a costura já irá fechar a abertura. Deixar a extremidade em que está costurado o bolso aberta, para formar mais um bolso. Dica: nessa etapa, use a linha da bobina na mesma cor da toalha, para que fique “invisível”.
  8. Costurar no “vale”, ou seja, no meio da junção dos tecidos externos, prendendo a bolsa na toalha e fazendo com que o que for colocado no bolso maior não “escorregue” para o outro lado quando estiver em uso. E está pronta a sua bolsa! Ou seria a sua toalha? Vai de como você quiser chamar!

passo a passo a costureirinha bolsa toalha youtube blog passos 5 ao 8

DICA EXTRA:

Caso queira fazer uma alça do próprio tecido e não de cadarço chato, eu te ensino como fazer. É só seguir as instruções! O que chamo de “dobra de viés” é uma espécie de dobradura que faço sempre que costuro as minhas alças, clique aqui para assistir um trecho de outro tutorial onde explico essa técnica das dobraduras. Prossiga com as medidas e instruções abaixo para fazer a sua bolsa-toalha com alças de tecido!

diagrama molde alças de tecido para bolsa toalha a costureirinha

Boas costuras!
Costurar é um superpoder! Fez uma bolsa-toalha com o meu tutorial? Use a hashtag #acostureirinha no Instagram, eu adoro ver as criações de vocês!
Cadastre seu e-mail grátis para receber dicas de costura! 💌👇