como fazer avental vestido como costurar avental vestido passo a passo a costureirinha tutorial de costura criativa

Quer aprender a fazer um avental super bem acabado, que não precisa amarrar, fácil de usar? Vem que eu te ensino!

FERRAMENTAS:

  • Tesoura de Tecido
  • Tesoura de Arremate
  • Esquadro Mundial Réguas
  • Curva Francesa Mundial Réguas
  • Fita Métrica
  • Giz ou Caneta Apagável
  • Alfinetes
  • Passador de Elástico/Fita

MATERIAIS:

  • Entretela Termocolante (Fina)
  • 1.5m de Tricoline 100% Algodão Panólatras
  • Linha para Costura

CORTAR E SEPARAR:

  • No tecido tricoline 100% algodão:
    • 1 faixa de 34cm comprimento x 9cm altura
    • 2 faixas de 64cm comprimento x 10cm altura
    • 1 retângulo de 88cm largura x 76cm altura.
  • Na entretela termocolante: 1 faixa de 34cm comprimento x 9cm altura.
NO FINAL DESSE POST TE ENSINO A FAZER UM AVENTAL NA MEDIDA QUE VOCÊ QUISER, CONFIRA!
  1. No retângulo de 88x76cm, dobre ele ao meio e meça da ponta para a dobra 31cm e da parte de cima para baixo, meça 22cm. Com o esquadro, trace essas marcações formando um retângulo na parte externa do tecido. Marque 3cm na linha paralela à dobra, da ponta para dentro.
  2. Com a curva francesa, encoste a parte arredondada na linha perpendicular à dobra do tecido, o lado reto encostado na marcação de 3cm e trace a curva que fica abaixo do braço. Alfinete e corte. como fazer avental vestido como costurar avental vestido passo a passo a costureirinha tutorial de costura criativa
  3. Nesse tecido do avental, marque uma distância de 2cm da beirada do tecido para dentro, sempre trabalhando no avesso da estampa. O único lugar que não será necessária a marcação é na parte de cima, que ficará mais próxima do queixo quando pronto.
  4. Nas laterais, encoste a extremidade do tecido na marcação feita e dobre, passando o ferro em cima para marcar a barra. Depois, dobre novamente a barra sobre ela mesma, permanecendo com 1cm. Alfinete e costure na dobra de dentro. Repita o mesmo processo com a barra de baixo do avental. Nas cavas, dobre a barra e deixe-a alfinetada. Não as costure ainda!
  5. Pegue o tecido das alças e dobre no meio, estampa com estampa. Alfinete e passe uma costura de um pé de máquina na extremidade, sem fechar o tubo nas pontas. Com um passador de elástico, desvire a peça. Com as duas peças desviradas, jogue a costura para a lateral, passe o ferro e costure bem rente à essa lateral e novamente na outra lateral.
  6. Pegue a alça e encaixe ela na dobra da cava, deitada encostada na lateral do avental e alfinete e costure a barra, passando uma segunda vez em cima da alça. Faça o mesmo com a outra alça, começando a costura pelo lado externo, aonde está a alça.
  7. Pegue a alça direita, deixando o lado costurado virado para baixo e colocando o lado solto dela na parte superior esquerda do avental, bem encostada na cava esquerda. Alfinete bem e repita na alça esquerda. Deixe o avental de lado e pegue a última parte do tecido que não foi incorporada ainda.como fazer avental vestido como costurar avental vestido passo a passo a costureirinha tutorial de costura criativa
  8. Encoste o lado colante da entretela (o lado brilhoso) no avesso da estampa do tecido de 34x9cm e passe o ferro para juntá-las. Vire o tecido ao avesso e marque 2cm na parte de baixo dele, da ponta para dentro. Dobre encostando a ponta na marcação, passando o ferro.
  9. Pegue essa peça e coloque a estampa encostada no avesso do avental, na parte superior, aonde estão as alças, com a dobra marcada para baixo. Alfinete bem encostado no lado superior e passe uma costura de um pé de máquina.
  10. Após costurado, vire o avental, dobrando o tecido costurado para o lado da estampa do avental e alfinetando. Corte seguindo a curva do avental, o excesso desse tecido, deixando sobrar cerca de 1 a 2cm. Dobre esse excesso para baixo do retângulo, acima do avental e alfinete. Costure o mais próximo da beirada o possível, ao redor desse retângulo.
  11. Para embutir a alça de trás, dobre-a para cima e passe uma costura para reforçar. Repita na outra alça e seu avental estará pronto para usar!

Esse avental tem um tamanho bem generoso, servindo para os tamanhos PP ao EXG com muito conforto. Caso queira mudar a altura dele, é só mexer na altura do avental, aumentando ou diminuindo o que desejar. Caso queria mais largo, basta aumentar a largura o quanto desejar! O comprimento das alças foi calculado no corpo mesmo, então você pode cortar no papel um avental na medida alterada e testar em seu corpo para chegar na medida desejada para as alças! Com relação à pala, é sempre bom cortá-la cerca de 5 a 10cm maior na largura do que a parte superior do avental.

Boas costuras!

Costurar é um superpoder! Fez um avental lindo? Use a hashtag #acostureirinha no Instagram, eu adoro ver as criações de vocês!

Cadastre seu e-mail gratuitamente para receber dicas de costura por e-mail! 💌👇