Em meu último e-mail, além de anunciar primeiro os novos cursos com inscrições abertas – simmm quem assina recebe as novidades antes de todo mundo. Inscreva-se aqui, é de graça -, comentei também da minha vontade de escrever mais. Sei que a maioria das pessoas gostam de passo a passos (eu amo!), mas nem sempre podemos costurar, a cabeça fica a mil com ideias e acho que seria interessante a gente evoluir o nosso relacionamento (risos) pra um papo mais sincero e descontraído… o que acham?

Pois bem, vou retomar a coluna Papo Costureiro aqui no Blog, pelo menos uma vez por semana. Espero que gostem!

O Livro de Costura das Garotas

Semanas atrás comprei um livro de costura exclusivamente pela capa e totalmente por impulso (quem nunca?) na Livraria Cultura. Ele veio meio que lacrado com um plástico grosso e eu estava tão apaixonada que nem me ocorreu pegar o celular e dar uma pesquisada sobre. Então foi assim, depois de muita ansidade, que cheguei no ateliê e pude abrir, folhear e ME ENTREGAR POR INTEIRO. Essa belezura se chama O Livro de Costura das Garotas, da Jane Bull.

O Livro de Costura das Garotas

Gente, quanta lindeza junta! Mesmo que não vá fazer nenhum dos projetos – eu particularmente quero fazer a bolsa acima assim que tiver um tempinho -, só de olhar as ideias começam a se desenvolver, o coração palpita e A MÃO DE COSTURAR COMEÇA A TREMER!

Eu simplesmente não consigo tirá-lo do meu lado, mesmo fazendo outras coisas ele tá lá, com alguma de suas páginas lindas abertas, olhando pra mim e me inspirando. Apenas Raça Negra pode traduzir o meu sentimento com relação a este livro neste momento (clica no play acma⇡)!

O Livro de Costura das Garotas

O livro é recheado de projetinhos fáceis e muito fofos tanto de costura quanto de bordado livre, apliques, ponto cruz, tapeçaria, tricô e crochê, além de ensinar os pontos básicos à mão. Super didático e recheado de fotos lindas para crianças de todas as idades! Cada ideia pode virar uma lembrança de casamento, um presente, um mimo pra decorar a casa, personalizar as roupas… Dá pra adaptar tudo!

O Livro de Costura das Garotas

A única coisa ruim que achei deste livro foi justamente a tradução da capa! Puxa vida, o título é voltado exclusivamente para garotas! Isso me incomodou BASTANTE, pois costurar é para todos, independente de sexo e gênero. Todos os projetos do livro, se adaptados com outras estampas e cores, ficam bacanas também. Além do quê, QUAL O PROBLEMA de um garoto querer fazer artesanato de cupcakes ou passarinhos fofos? Achei um desserviço esta tradução e fica aqui registrado meu incômodo.

Stitch by Stitch by Jane Bull

O Livro de Costura das Garotas

 
Em inglês, o título é algo como “Ponto a ponto: um guia de costura à mão para iniciantes”

Afinal de contas, a costura estimula o desenvolvimento da coordenação motora, a criatividade e é uma habilidade super legal de se ter para a vida, independente de ser garoto ou garota. As nossas crianças já são massacradas por toda a mídia e a sociedade que insiste em impor estes padrões “menina é rosa, menino é azul”. Puxa, no único momento em que ELA TEM NAS MÃOS A ESCOLHA DE FAZER O QUE QUISER, não cabe a nós nem a nenhum autor/tradutor influenciar se ela pode ou não usar determinada cor ou temática em suas criações. Se você duvida que a costura pode trazer ótimos benefícios para as crianças (é claaaaro que na supervisão de um adulto, por conta das agulhas, tesouras e objetos pequenos), dá uma olhada nessa matéria superlegal na Uol.

Independente da triste tradução da capa, o livro é uma coisinha maravilhosa e um belo investimento pra sua biblioteca costureira. Se você curtiu, te convido a conhecer melhor os outros títulos da autora Jane Bull, traduzidos pra português pela PubliFolha: Foi feito por mim e Bonecos feitos por mim. Tem um vídeo bem bacana dela falando mais sobre seu trabalho, sua inspiração e muito mais no YouTube, dá uma olhada. Abaixo tem um vídeo dela ensinando você a fazer bonecos a partir de desenhos das crianças, achei muito legal! Mesmo em inglês, dá pra entender superbem ;)

Bem, este foi mais um Papo Costureiro, espero que tenha curtido!
Sugira outros livros, filmes e temas que você gostaria de ver por aqui nos comentários!
Um beijo,
Elisa

4 Comments on Papo Costureiro: Livro de costura das Garotas, Raça Negra e uma indignação

  1. Rose Pelisson
    10 setembro, 2015 at 21:56 (2 anos ago)

    oi Elisa, estava cm saudades e tbm vou comprar o livro, achei mt fofo!!!! a ideia dos botões, amei estou viciada por botões ultimamente, bjs e sucesso!!!

    Responder
  2. Marina
    10 setembro, 2015 at 15:41 (2 anos ago)

    Oi Elisa Costureirinha linda….nunca mais vou deixar de segui-la…..:) adorei e vou comprar o livro…ai que vicio mais gostoso esse…..

    Responder
  3. Cristina
    10 setembro, 2015 at 15:14 (2 anos ago)

    Nossa que livro fofo!
    Adoro você, seus passo a passo e também os papos! rs
    Grande beijo,

    Cristina

    Responder
  4. Angélica Cirne
    10 setembro, 2015 at 13:45 (2 anos ago)

    É revoltante uma tradução dessas, na verdade uma adaptação do real título do livro, acho que por mais que os anos se passem a sociedade vai sempre dividir as coisas que “são pra mulher” coisas que são “pra menino” meninos que dançam balé são sempre taxados, tenho uma sobrinha que joga futebol melhor muito bem mas quase não tem chaces porque é menina. Fora isso o livro é lindo e adoro ideias assim adaptáveis a outros materiais e utilidades. PS.: também quando compro um livro que adoro fico como criança com brinquedo novo, dorme perto de mim, fica perto sempre pra eu dar uma olhadas e me animar.

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *