Passo a passo echarpe bainha lenço A Costureirinha

Como fazer uma echarpe, ⟡ahazar⟡ na festa e também na bainha de lenço

Passo a passo echarpe bainha lenço A Costureirinha

Fim e começo de ano é festa pra todo lado: casamentos, formaturas, despedidas e comemorações mil. E pra encarar tanta celebração, a gente sempre leva uma echarpe pra compor o look e se prevenir caso bata um ventinho gelado ou como dizem muito aqui em São Paulo – o tempo vire. Eu mesma passei por isso num casamento semanas atrás e resolvi costurar uma em cima da hora. Cabelo pronto, maquiagem mara, vestido lindo e o céu começa a ficar carregado de nuvens.

Seria um desastre se eu não sacasse a… (música da abertura do Batman) máquina de costura! Lembrei de um tecido lindo de seda cristal, “tasquei-lhe” uma bainha de lenço e em questão de minutos tinha uma echarpe festiva pra chamar de minha!

Fotografei todo o processo pra vocês e o resultado é o passo a passo abaixo, ensinando meu truque infalível para fazer uma bainha de lenço (tem gente que chama de barra estreita, ou barra lenço) certinha, fininha e de um jeito bem fácil. Você vai precisar de:

  • Tecido para echarpe nas medidas: 1,80m de largura por 60cm de altura
  • Alfinetes
  • Tesoura para cortar tecido
  • Tesourinha de arremate
  • Linha para costura em cor que combine com o tecido
  • Fita métrica (você também irá utilizar régua para cortar o tecido)
  • Marcador de tecido (giz ou lápis 6B)
    •  
      Passo a passo echarpe bainha lenço A Costureirinha
       

      1. Posicione o tecido na máquina de costura, encostando a extremidade da sapatilha na extremidade do tecido. Comece de um dos lados maiores do retângulo e faça uma costura simples até o final. Faça retrocesso no começo, mas não corte a sobra de linha: deixe pelo menos um pouco pra te ajudar na próxima etapa. Este é o pulo do gato pra costura ficar bem fininha e reta! ;)
      2.  
        Passo a passo echarpe bainha lenço A Costureirinha

      3. Segure a sobra de linha e dobre o tecido mais uma vez para dentro (avesso) usando a linha que você acabou de costurar como guia
      4. Leve o tecido para a máquina e posicione-o abaixo do calcador (sapatilha). Dobre mais uma vez, na metade da largura que já está dobrada, escondendo qualquer desfiado. Abaixe o calcador e vá costurando com pontos rentes. Use a ponta da tesoura para ajudar a fazer a segunda dobra. Aqui, quanto mais devagar, melhor: dobre, ajeite e costure. Finque a agulha e repita o processo de dobrar, ajeitar e costurar. Vai por mim! ;)
      5. Repita o processo nos 4 lados do tecido e tcharannnn! Nasce uma echarpe com barra finiiinha pra mãe nem tia nem avó nenhuma botar defeito! ;)

      [disclaim]Sugiro estes tecidos para festas: tafetá, chiffon, organza, musseline, seda, linho, crepe, cetim.

      Dica: Tecidos para festa costumam ser muito finos e difíceis de cortar. Se você não tem prática, talvez esta seja a parte mais difícil. Vá com delicadeza, alfinete a peça e corte devagar. Se escorregar muito, coloque papel de seda entre a mesa e o tecido, ele irá “parar” um pouco mais.[/disclaim]

      Agora é só usar sua echarpe! Compartilhe comigo aqui nos comentários ou com a hashtag #acostureirinha, quero ver suas criações! E já sabe, né? Se fizer a mesma coisa em tecidos casuais e tamanhos variados, vai ter cachecóis e lenços lindíssimos para qualquer ocasião!

9 comentários em “Como fazer uma echarpe, ⟡ahazar⟡ na festa e também na bainha de lenço”

  1. patricia scherer

    Excelentes aulas. Sou iniciante.Minha máquina de costura nova estava encostada, mas agora com seus tutoriais da série descomplica comecei a usá-la muito motivada. Já fiz várias necessaires e pretendo fazer novos projetos Seguindo seus videos.

    1. A costureirinha

      Oi Lavínia! Claro que você pode começar a costurar! Só peça ajuda de um adulto para cortar os tecidos pra você, tá? E muito cuidado com as agulhas! Vou postar mais vídeos sim, mas só daqui algumas semanas. Beijos!

  2. Esperando ansiosamente os próximos video tutoriais!!! Já assisti todos os seus vídeos e comprei uma máquina de costura por sua causa, rsrsrs! Só falta aprender a usá-la:) bj

    1. A costureirinha

      Ai que amor! Fico tão feliz quando alguém começa a costurar por conta dos meus vídeos e aulas! É um mundo muito gostoso e realizador e acho que as pessoas só têm a ganhar costurando! Beijos e boas costurices para você, Flavia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *